Descrição
Pretende-se contribuir para a diminuição das assimetrias do desemprego jovem, combater o abandono escolar, aumentando as qualificações e conseguir o seu reconhecimento na EU e no mercado de trabalho em geral, estimulando a educação e aprendizagem ao longo da vida. Entendemos que a realização de um período de mobilidade, terá um impacto no que se refere ao desenvolvimento de competências técnicas e profissionais assim como interpessoais e sociais, favorecendo uma cidadania ativa e o sentimento de proximidade e pertença à UE na nossa comunidade académica.
As potencialidades do programa Erasmus+ permitirão a melhoria do seu corpo docente em termos de qualidade, inovação e excelência, contribuindo para o estabelecimento de laços a nível internacional e sinergias entre profissionais que aportando visibilidade ao projeto educativo da nossa escola.
Objetivos
- Diminuição do abandono escolar e insucesso escolar em 3%, num prazo de 3 anos.
- Enriquecer e implementar novos currículos e métodos educativos inovadores validando o trabalho da EPI no âmbito do EFP.
- Aumentar o número de respostas pedagógicas adequadas aos interesses e necessidades dos alunos em 2%, promovendo a educação e aprendizagem (ao longo da vida).
Mobilidades
- Mobilidade de tempo curto aprendentes; 8 participantes.
- Curso de formação; 3 participantes.
- Job-shadowing; 1 participante.
- Mobilidade de tempo longo para aprendentes (ErasmusPro); 1 participante.
Mobilidade de tempo curto para aprendentes
Pretendemos através das mobilidades realizadas ao abrigo do programa Erasmus+, criar oportunidades de aprendizagem transformadoras, que permitam motivar os alunos através de outros modos de ensino, de aprendizagem e de trabalho, além de outras culturas.
Entendemos que os projetos internacionais são fundamentais no processo de construção de currículos individualizados assim como no que se refere à construção de aprendizagens significativas, dotando os alunos de competências técnicas e profissionais (que potenciam a sua inserção laboral e a melhoria da sua situação socioeconómica), bem como interpessoais e sociais (favorecendo uma cidadania ativa e o sentimento de proximidade e pertença à UE).
O procedimento de seleção de será pautado por valores como a justiça, transparência e coerência, sendo documentado e disponibilizado a todas as partes envolvidas, tendo sempre como referência os objetivos definidos.
Critérios de Seleção:
- Desempenho escolar
- Assiduidade e pontualidade
- Capacidade económica agregado familiar
- Domínio das competências técnicas área formação
- Capacidade de comunicação
- Disponibilidade para participar voluntariamente atividades FCT
- Domínio de línguas estrangeiras
- Autonomia e responsabilidade
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