Projeto solidário “A beleza não tem idade”
A Escola Profissional do Infante (EPI) no âmbito do Grupo de Cidadania e Desenvolvimento, promove o projeto solidário A beleza não tem idade. Este projeto de voluntariado, que acontece pelo segundo ano consecutivo, tem como principal finalidade dinamizar, com os alunos da EPI, ações de voluntariado no âmbito dos cuidados estéticos, em centros de dia, lares e instituições de apoio a idosos em Vila Nova de Gaia.
O propósito deste projeto é a prestação de cuidados de estética e beleza aos utentes das instituições de apoio a idosos, mas dado o impacto extremamente positivo e a ótima recetividade, acreditamos que este projeto vai muito mais além. Se por um lado, os alunos da EPI experienciam uma aprendizagem diferente do habitual contexto de sala de aula, por outro os utentes dos lares podem interagir, de forma regular com os alunos da EPI, usufruindo de convívio ativo, partilha de sabedoria e conhecimento.
Acreditamos que os projetos intergeracionais fortalecem os laços dentro das comunidades, gerando unidade e coesão, o que pode levar a comunidades mais resilientes e, fundamentalmente, mais solidárias.
Ao promovermos estas interações, estamos a criar uma sociedade mais inclusiva, que valoriza e respeita todos, independentemente da sua faixa etária, reconhecendo ainda a contribuição de cada geração para o bem-estar comum.
Comprovado o sucesso desta iniciativa no ano letivo passado, queremos alargar o alcance do projeto, através do envolvimento de parceiros que possam acrescentar valor, conhecimento, experiência e aumentar a capacidade de fazermos chegar esta iniciativa a mais utentes, com mais consistência e regularidade.
Estamos comprometidos em levar esta ação de solidariedade a mais freguesias, mais lares e mais utentes, por isso, este ano letivo, decidimos alargar esta iniciativa a mais instituições e incluir todas as freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia.
Entidades parceiras: