Fotografia
O Operador de Fotografia está apto a executar a captação e edição de imagens de objetos e pessoas, no exterior e em estúdio, utilizando diferentes tipos de máquinas e películas fotográficas, com o objetivo de reproduzir diversas espécies fotográficas através de processos de digitalização de imagens, revelação e impressão de películas fotográficas, a cores ou a preto e branco.
Saídas Profissionais
As atividades principais desempenhadas por este profissional serão:
- Preparar as operações de captação de imagens, utilizando os meios adequados.
- Analisar e selecionar situações, objetos e pessoas de forma contextualizar a matéria a ser retratada, utilizando documentação técnica e outro tipo de informação adequada.
- Selecionar os enquadramentos, os cenários e os processos fotográficos de captação de imagens adequados às situações, objetos e pessoas a serem alvo de recolha de imagem.
- Captar e registar imagens animadas e fixas, no exterior ou em estúdio, utilizando diversos tipos de máquinas fotográficas e conjuntos óticos.
- Selecionar os acessórios fotográficos em função da imagem a captar e montá-los, utilizando as técnicas adequadas.
- Operar os diferentes tipos de máquinas fotográficas, utilizando os comandos de regulação do equipamento de acordo com o tempo de exposição, a intensidade da luz e os contrastes pretendidos.
- Efetuar operações de revelação e impressão de películas fotográficas, a cores e a preto e branco, utilizando as técnicas adequadas e os agentes químicos apropriados.
- Preparar os equipamentos e os produtos necessários à revelação e impressão de películas fotográficas, a cores e a preto e branco, nomeadamente, ampliadores, impressoras e agentes químicos.
- Executar ampliações e revelações fotográficas em laboratório, a cores e a preto branco, determinando a exposição mais adequada ao fotograma utilizado e tendo em conta o processo aditivo e subtrativo da cor, no caso de ampliação ou revelação a cores.
- Executar impressões fotográficas em laboratório, a cores e a preto e branco, utilizando as técnicas e os equipamentos adequados.
- Efetuar o tratamento de imagens fotográficas, relativamente à sua cor e forma, utilizando equipamento digital específico.
- Remover imperfeições das imagens, eliminando poeiras, riscos e manchas a fim de garantir a qualidade da imagem.
- Efetuar alterações na cor das imagens corrigindo, nomeadamente, parâmetros de brilho, luminosidade e contraste.
- Efetuar alterações na forma das imagens, acrescentando, eliminando e modificando os seus elementos de acordo com o objetivo pretendido.
- Efetuar a organização e arquivo de imagens fotográficas em diferentes suportes documentais e promover a sua divulgação, nomeadamente, em portfólios, slide shows e exposições.
Condições Oferecidas
- Subsídio de Alimentação
- Subsídio de Transporte
- Bolsa para Material de Estudo
- Bolsa de Profissionalização
Estágios Curriculares Parceiros
No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da EPI, o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.
Neste momento a EPI tem protocolos ativos com as seguintes instituições:
- Foto Fonseca
- City Lab
- Fotosport
- Casa Barbot
- Espaço T
- Foto Foco Retratu’s
- Lacre Centro de Estudos
- Ibermagem Imagem e Som, Lda.
- Rádio Popular
- Oporto Excentric Camps
- Manuel Maganete
- SIPE, Sindicato Independente de Professores e Educadores
- Nativartes
- GLAM – Agência de Modelos
- Salpica Mar
- Patrícia Pereira Eventos
- Contam’ Estórias Fotografia
- Escola Surf Aventura
Condições de Acesso
Idade: 15 – 18 anos (14-18)
CEF T2:
- 6.º ano completo
- 7.º ano completo ou incompleto
- 8.º incompleto
CEF T3:
- 8.º ano completo
- 9.º ano incompleto