Informática
O Operador de Informática está apto a efetuar a instalação, a configuração e a operação de software de escritório, redes locais, Internet e outras aplicações informáticas, bem como, a manutenção de computadores, periféricos e redes locais, tendo em conta as especificações técnicas dos equipamentos informáticos e os instrumentos e ferramentas adequados e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Saídas Profissionais
As atividades principais desempenhadas por este profissional serão:
- Efetuar a instalação e manutenção de computadores e sistemas operativos, aplicando as técnicas e procedimentos de gestão e organização da informação, tendo em conta a otimização do seu funcionamento.
- Instalar, reparar e efetuar a manutenção de computadores e outros equipamentos informáticos, com vista a assegurar o funcionamento dos mesmos.
- Instalar, configurar, operar e efetuar a manutenção de sistemas operativos e software utilitário, de acordo com o perfil de cada utilizador.
- Proceder a operações de gestão e organização da informação, tendo em conta as necessidades dos utilizadores e a eficácia do funcionamento dos equipamentos informáticos.
- Instalar, configurar e operar com software de escritório, nomeadamente, editar documentos e folhas de cálculo e elaborar apresentações gráficas.
- Efetuar a instalação e a manutenção operacional de aplicações de gestão administrativa, incluindo a administração de software de gestão de base de dados.
- Efetuar a instalação, configuração, operação e manutenção de computadores e impressoras em redes locais.
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção do equipamento ligado em rede.
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção do equipamento ligado à rede Internet, por meio de routers ou rede local.
Condições Oferecidas
- Subsídio de Alimentação
- Subsídio de Transporte
- Bolsa para Material de Estudo
- Bolsa de Profissionalização
Estágios Curriculares Parceiros
No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da E.P.I., o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.
Neste momento a EPI tem protocolos ativos com as seguintes instituições:
- Yazaki Saltano
- Samsys
- Moddin World
- CPIDT, Companhia Port. Invest. E Des. Tecnológico, Lda.
- J.K.Informática
- HP Ware
- Alientech, Lda
Condições de Acesso
Idade: 15 – 18 anos (14-18)
CEF T2:
- 6.º ano completo
- 7.º ano completo ou incompleto
- 8.º incompleto
CEF T3:
- 8.º ano completo
- 9.º ano incompleto