Organização de Eventos

O Técnico de Organização de Eventos é o profissional qualificado apto a trabalhar, individualmente e em equipa, que concebe e organiza eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.

Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 994/07.

 

Saídas Profissionais

As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:

  • Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.
  • Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar.
  • Identificar o budget.
  • Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.
  • Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.
  • Proceder ao planeamento geral do evento.
  • Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas.
  • Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados.
  • Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços.
  • Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo.
  • Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.
  • Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.
  • Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.
  • Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo.
  • Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias.
  • Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.
  • Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação.
  • Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão.
  • Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços.
  • Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento.
  • Definir o layout físico do evento.
  • Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos.
  • Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados.
  • Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.
  • Providenciar os recursos para a realização do evento.
  • Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação.
  • Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento.
  • Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.
  • Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.
  • Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.
  • Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança.
  • Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.
  • Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de videoconferências.

 

Condições Oferecidas

  • Subsídio de Alimentação
  • Subsídio de Transporte
  • Bolsa para Material de Estudo
  • Bolsa de Profissionalização

 

Estágios Curriculares Parceiros

No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da E.P.I., o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.

 

  • Widsom
  • Futebol Clube do Porto
  • Webcomum
  • Servicepack, Lda
  • Manuel Maganete
  • Liga Portuguesa Contra o Cancro
  • Herança Magna
  • Fundação da Juventude
  • Quinta da Boeira
Condições de Acesso

Idade: 14 - 19 anos | 9º ano de escolaridade

Plano Curricular
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