No dia 1 de junho, a Escola Profissional do Infante realizou a Primeira Reunião Transnacional do Projeto “Podcast para um Futuro sem Fronteiras” no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
O projeto com a duração de 24 meses financiado pela Agência Nacional Erasmus+, Educação e Formação e pretende que aprendentes adquiram competências transversais através da criação de podcasts.
Os principais objetivos deste projeto são os que se elencam seguidamente:
- Melhorar a empregabilidade dos discentes;
- Utilizar as novas tecnologias aumentando, assim, a literacia digital dos jovens;
- Aumentar a consciência relativa aos valores europeus, transições digitais e ambientais, trabalho e competências transversais;
- Adquirir competências técnicas, tais como expressividade, escuta ativa, diálogo relacional, discurso público, edição e pós-produção áudio e vídeo;
- Adquirir competências transversais, tais como: adaptabilidade, resiliência, espírito crítico, trabalho em equipa, gestão do tempo, liderança, resolução de problemas;
- Melhorar a formação de formadores/educadores no sentido de expandir o impacto de novas metodologias.
O projeto terá como principais resultados um vídeo-guia, assim como uma plataforma web para que os resultados produzidos alcancem um maior número de beneficiários.
Ao longo do projeto, pretende-se que o consórcio, constituído pela Escola Profissional do Infante (Portugal), INNOVATION FOOTPRINT (Grécia) e EURO-NET (Itália), capacite um total de 120 formadores e 90 agentes territoriais.
Esperamos, através deste projeto, que milhares de estudantes e formadores sejam capazes de capacitar novos públicos nos seus territórios durante e após o seu término.