Comercial

O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 996/07.

 

Saídas Profissionais

As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

  • Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  • Acolher o cliente, identificar as suas necessidades, dar indicações sobre a localização dos produtos e acompanhá-lo quando necessário.
  • Apresentar os produtos e/ou serviços, suas características e modos de utilização, indicando e demonstrando, quando necessário, as potencialidades dos mesmos e informar os clientes sobre as condições de venda e serviço pósvenda.
  • Aconselhar o cliente na compra, orientando-o na sua escolha e apresentando alternativas ao produto e/ou serviço, quando necessário.
  • Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  • Calcular o valor da venda dos produtos e/ou serviços, tendo em conta preços, promoções, descontos, créditos, devoluções e outras condições a aplicar.
  • Preencher a documentação relativa ao processo de venda, nomeadamente, recibos, garantias e outros.
  • Cobrar a despesa ao cliente procedendo de acordo com diferentes formas de pagamento, nomeadamente, numerário, cartões de crédito e débito, cheques e vales.
  • Embalar o produto, acondicionando-o de forma adequada, e entregá-lo ao cliente ou providenciar, sempre que necessário, pelo seu transporte.
  • Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  • Proceder à abertura de caixa, contando o dinheiro e outros valores existentes, verificando se o total corresponde ao valor indicado na folha de caixa e providenciando pela existência de trocos.
  • Proceder ao fecho de caixa, contando o dinheiro e outros valores e preenchendo a folha de caixa com o apuramento dos resultados.
  • Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  • Participar na criação de um ambiente atrativo do estabelecimento, expondo e repondo os produtos e informação sobre os produtos e/ou serviços nas prateleiras e expositores, de acordo com técnicas de exposição que os valorizem, e providenciando pelas condições ambientais adequadas, nomeadamente, de iluminação, temperatura e limpeza.
  • Participar no desenvolvimento de ações de animação no ponto de venda, com vista à promoção e divulgação de produtos e/ou serviços.
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  • Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.
  • Colocar as etiquetas nos produtos e sempre que necessário, mecanismos de segurança magnética nos mesmos.
  • Efetuar o controlo de existências, providenciando pela reposição de faltas.
  • Participar na elaboração de inventários.
  • Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
  • Garantir os procedimentos para o arquivo da documentação utilizada.
  • Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.
  • Elaborar e manter atualizadas as fichas de clientes.

 

Condições Oferecidas

  • Subsídio de Alimentação
  • Subsídio de Transporte
  • Bolsa para Material de Estudo
  • Bolsa de Profissionalização

 

Estágios Curriculares Parceiros

No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da EPI, o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.

 

  • Lancaster College – Instituto de Línguas
  • Pedaços de Cacau
  • Sharkcoders Gaia
  • Vício Design
  • Toyota Caetano
  • Nike
  • Perfumes & Companhia
  • Secway
  • Grupo Cortefiel: Cortefiel, Woman Secret e Springfield
  • Fuxia
  • Ponto Pay
  • Seaside
  • Sonae: Zippy, Sport Zone e Worten
  • Porto Comercial: Loja Azul
  • Quarto Colorido
  • João Trindade Gabinete de Contabilidade
  • Hospital da Arrábida
Condições de Acesso

Idade: 14 - 19 anos | 9º ano de escolaridade

Plano Curricular
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